Para muitos, o final do ano significa festas, férias e celebrações. Mas para quem trabalha com projetos incentivados, a realidade é outra: é a reta final, o momento mais importante e, muitas vezes, o mais rentável para captar recursos. Se você é um proponente, sabe que dezembro se torna um mês-chave, com um volume de patrocínios que supera, e muito, a média dos outros meses.
Mas por que esse fenômeno acontece? E o que você pode fazer para aproveitar ao máximo essa "temporada de ouro"?
Por que o Final de Ano é tão Importante?
A resposta para esse aumento de aportes está diretamente ligada ao calendário fiscal das empresas. As leis de incentivo (como a Lei Rouanet, Lei do Esporte, e Leis de Incentivo ao Idoso e à Criança e Adolescente) permitem que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto devido para projetos de impacto social.
No final do ano, as empresas fecham suas contas e precisam definir para onde será destinado o valor da sua renúncia fiscal. Essa decisão, que antes era postergada, ganha urgência. Em dezembro, é o momento de fazer as últimas destinações para não perder o benefício fiscal no ano corrente. É um movimento natural e estratégico: ao invés de simplesmente pagar impostos, a empresa direciona esse dinheiro para uma causa que se alinha com seus valores, gerando retorno de imagem, visibilidade e engajamento.
O Que os Proponentes Devem Focar Agora?
Se você tem um projeto aprovado, ou está na fase final de captação, o foco total agora é na abordagem aos patrocinadores. Não é hora de esperar que eles venham até você. Aqui estão os pontos essenciais para garantir que seu projeto seja um dos escolhidos:
Prepare sua apresentação: Tenha um material de apresentação conciso e impactante. Mostre de forma clara o que o seu projeto oferece, qual o impacto social que ele gera e, principalmente, quais as contrapartidas para o patrocinador.
Alinhe seu projeto com a marca: Estude as empresas que você vai abordar. Quais são seus valores? Quais causas elas costumam apoiar? Apresentar seu projeto como uma solução que se alinha à estratégia de marketing e responsabilidade social da empresa aumenta exponencialmente suas chances de sucesso. Uma empresa que apoia o meio ambiente, por exemplo, vai se interessar muito mais por um projeto de sustentabilidade.
Tenha uma meta clara: Não peça um valor genérico. Tenha cotas de patrocínio bem definidas, com valores e contrapartidas específicas. Isso facilita a decisão do patrocinador e mostra que você é profissional e organizado.
Seja rápido e proativo: Não perca tempo. O prazo é curto e a concorrência é alta. Prepare-se para fazer contatos, enviar e-mails e agendar reuniões. O "não" você já tem, então vá em busca do "sim".
O final do ano é um período desafiador, mas também cheio de oportunidades. É a chance de transformar o planejamento em ação e ver seu projeto sair do papel. Com a estratégia certa, você pode garantir os recursos necessários para um 2026 com mais realizações e impacto.
Por Carla Cavalacante
Nenhum comentário:
Postar um comentário