Os 5 Inimigos da Saúde Capilar por Zezé Mendonça

 




Ter um cabelo bonito e saudável vai muito além dos produtos que usamos; depende diretamente dos nossos hábitos diários. Para manter a saúde dos fios em dia, precisamos combater o que chamo de "os cinco inimigos da saúde capilar". Confira abaixo:


1. Suar e não lavar o cabelo


Nada de substituir a higiene pelo shampoo a seco. Couro cabeludo saudável é couro cabeludo limpo. O acúmulo de suor no couro traz a proliferação de fungos e bactérias patógenas, o que prejudica a base do crescimento dos fios.


2. Dormir ou prender o cabelo molhado


A umidade é um perigo silencioso. O cabelo úmido ou molhado tem maior fragilidade para a quebra. Além disso, a umidade ajuda na proliferação de fungos e bactérias causadoras de doenças. A recomendação é clara: aplique um leave-in com proteção térmica e seque sempre o seu cabelo.


3. Juntar mais de uma química


Atenção aos procedimentos! Evite juntar a descoloração com outra química, principalmente junto com o alisamento. A junção de químicas diferentes aumenta consideravelmente o risco de um corte químico.


4. Ignorar ou não cuidar da caspa


A caspa (ou Dermatite Seborreica) não deve ser ignorada. Essa patologia, que tem a ver com a alteração do microbioma e a inflamação do couro cabeludo, é uma causa real de queda de cabelo, especificamente do tipo eflúvio telógeno.


5. Não comer direito


A nutrição é a base de tudo. O consumo de proteínas e carboidratos nas três refeições do dia é primordial para o folículo ter energia para viver e crescer, além de formar o córtex, que é a principal matéria-prima do cabelo.


O cabelo é composto da seguinte forma:


90% formado por proteína;


10% formado por vitaminas (sendo que, destes 10%, cerca de 30% tem ferro).


Ou seja: a proteína e o carboidrato são os nutrientes mais importantes para a saúde e beleza dos seus cabelos.


Por Zezé Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

@templatesyard