Cuidados do dia a dia que fazem a diferença:
Amarrar os cabelos com muita frequência e com muita força. A tração constante dos fios pode levar à quebra capilar e a um tipo específico de perda de cabelos denominada Alopecia por tração.
Se realmente precisar utilizar um penteado para o trabalho, tente mudar diariamente a posição/altura dos coques e rabos.
Não higienizar os pentes e escovas. O acúmulo de poeira e outras sujidades pode aumentar o risco de irritação no couro cabeludo. A higienização desses itens de uso pessoal deve ser feita semanalmente.
Lavar os cabelos com água muito quente. Além de danificar os fios, estimula a produção de oleosidade, o que pode agravar quadros como a Dermatite Seborréica e Psoríase.
Esfregar com força o couro cabeludo e os cabelos no momento da lavagem: são mais frágeis e quebram com maior facilidade. As unhas no couro cabeludo podem provocar escoriações, aumentando o risco de inflamação e infecção.
Entrar na piscina sem proteger os cabelos faz com que a haste capilar absorva de forma mais intensa os agentes utilizados no tratamento da água. Uma boa dica é molhar os cabelos com água da torneira ou ducha antes do mergulho.
Isso é útil para cabelos loiros e quimicamente tratados, minimizando o risco dos cabelos ficarem verdes pela absorção do cobre da piscina. Se o cabelo já estiver úmido previamente, uma menor quantidade de cobre vai penetrar nos fios.
Algum hábito pode ser corrigido por aí?
Por Zezé Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário